O CAUSO DAS ESCRITURA SAGRADA

Pois não sei se já lhês contei os causo das Escritura Sagrada. Se não lês contei lês conto agora. A história essa é meio comprida, mas vale a pena contá por causa dos revertério. De Adão e Eva acho que não é preciso conta os causo, porque todo mundo sabe que os dois foram corrido do Paraíso por tomá banho pelado numa sanga.

Naqueles tempo, esse mundaréu todo era um pasto só sem dono, onde não tinha nem dele nem meu. O primeiro índio a bota cerca de arame foi um tal de Abel. Mas nem chegou a estende o primeiro fio, porque levou um pontaço no peito do irmão dele, um tal de Caim, que tava meio desconforme com a divisão. O Caim, entonces, ameaçado de processo feio, se bandeou pro Uruguay. Deixou o filho dele, um tal de Noé, tomando conta da estância.

A estância essa ficava nas barranca de uma corredera e o Noé, uns ano depois, pegou uma enchente muito feia pela frente. Cosa muito séria. Caiu uma barbaridade de água. Caiu tanta água que tinha até índio pescando jundiá em cima do cerro. O Noé botou as criação em cima de uma balsa e se largou nas correnteza, o índio velho. A enchente era tão braba que quando o Noé se deu conta a balsa tava atolada num banhado chamado Dilúvio.

Foi aí que um tal de Moisés varou aquela água toda com vinte junta de boi e tirou a balsa do atoleiro. Bueno, aí com aquele despropósito, as família ficaram amiga. A filha mais velha do Noé se casou-se com o filho mais novo do Moisés e os dois foram mora numa estância muito linda, chamada de estância da Babilônica. Bueno, tavam as família ali, tomando mate no galpão, quando chegou um correntino chamado Golias, com mais uns trinta castelhano do lado dele. Abriram a cordeona e quiseram obrigá as prenda a dançá uma milonga.

Foi quando os velho, que eram de muito respeito, se queimaram e deu-se o entreevero. Peleia braba, seu. O correntino Golias, na voz de vamos, já se foi e degolou de uma talho só o Noé e o velho Moisés. E já tava largando o planchaço em cima do mulherio, quando um piazito carretero, de seus dez anos e pico, chamado Davi, largou um bodocaço no meio da testa do infeliz que não teve nem graça. Foi me acudam e tou morto. Aí a indiada toda se animou e degolaram os castelhano. Dois que tinham desrespeitado as prenda foram degolado com o lado cego do facão. Foi uma sangrera danada, que até hoje aquele lugar é chamado de Mar Vermelho.

Mas entonces, foi nomeado delegado um tal de major Salomão. Homem de cabelo nas venta, o major Salomão. Nem lês conto. Um dia o índio tava sesteando quando duas velha se bateram em cima de um guri de seus seis ano que tava vendendo pastel. O major Salomão, muito avhegado ao piazito, passou a mão no facão e de um talho só cortou as velha em dois. Esse é o muito falado causo do Perjuízo de Salomão que contam por aí.


Sérgio Jockymann

Nenhum comentário: