Limão e sol: uma combinação perigosa

Substância presente na fruta pode causar queimaduras e manchas na pele

Limonada e caipirinha parecem combinar muito bem com praia, sol e verão. Mas o descuido na hora de manusear essas bebidas ou o próprio limão poderá resultar muitas vezes em queimaduras de 1º e 2º graus e manchas escuras, que ardem ou formam bolhas.

A Fitofotodermatose é a reação de um vegetal (fito) na pele (dermatose) sob a ação da luz (foto). É essa resposta que ocorre quando manuseamos limão sob o sol e não lavamos bem as partes da pele atingidas pelos respingos ou pela própria fruta. As conseqüências são vermelhidão, bolhas e escurecimento da pele.

A exemplo do limão, algumas frutas e plantas, como figo, caju, tangerina, são ricas em uma substância fotossensibilizante chamada furocumarina. Quando entra em contato com a pele, esse composto é rapidamente absorvido e, com a exposição ao sol, provoca uma reação fotoquímica parecida com uma queimadura. A mancha resultante desse processo é de cor amarronzada e aspecto variado – depende de como ocorreu o contato com a fruta ou o suco. A intensidade também depende do quanto foi absorvido pela pele, da intensidade do sol e do tempo em que a pele esteve exposta.

O aparecimento da marca pode ser imediato, mas, em geral, ocorre um dia depois da exposição. Segundo a dermatologista Ana Lúcia Recio, as manchas do limão não doem, mas podem causar ardência e bolhas no local atingido. Quando isso ocorre, é bom procurar um serviço médico, pois existem pomadas antiinflamatórias que ajudam a atenuar a irritação local.

Se você teve o azar de ficar manchado, não se desespere. Independentemente do tamanho, e ainda que tenham formado bolhas, as marcas deixadas pela furocumarina desaparecem com a descamação natural da pele. Esse processo varia de acordo com cada pessoa e pode levar de três a oito semanas.


O que é?
A mancha causada pelo limão é uma reação alérgica da pele exposta ao sol após o contato com determinadas plantas ou o suco de algumas frutas.

Como se manifesta?
As manchas escuras e de formatos variados aparecem ao longo da exposição solar e tendem a ficar mais escurecidas 24 horas após esse momento. As regiões mais freqüentemente afetadas são o dorso das mãos, o colo e os lábios. Exposições muito intensas podem originar manchas avermelhadas e até bolhas, acompanhadas de ardência no local atingido.

Como evitar?
Fique atento ao tomar limonada e caipirinha na praia (beba em pequenos goles ou use um canudinho) e evite manusear o suco de frutas e se expor ao sol. Se for fazê-lo, lave muito bem as mãos com água e sabão e passe bloqueador solar no local.

Queimou. E agora?
Compressas de soro fisiológico ou chá de camomila frios ajudam a aliviar a ardência no local da mancha. Caso haja uma reação mais intensa, com a formação de bolhas, por exemplo, procure atendimento médico.

Como tratar?
As manchas desaparecem gradativamente de três a oito semanas após o aparecimento. Durante esse período, evite expô-las ao sol ou proteja o local com bloqueador solar.

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá!!!
Fiz caipinha c/ limão, e lavei varias vezes a mão c/ detergente, mesmo assim estou c/ a mão muito inchada, xeia de bolhas, vermelha e com ardencia. estou tomando um anti-inflamatorio e passando uma tomada. O que posso fazer além disso p/ melhorar logo??

Regina
Joinville/sc

Anônimo disse...

PÔ REGINA, por a mão na tomada não vai adiantar nada, e fazer caipirinha de outra fruta é foda né, tem que ser de limmão.
já tento passa uma pomatinha? talvez funcione.
beijos amiga

Wesley Nogueira disse...

E isso que tava procurando...fiquei meio desesperado quando apareceram essas mancha nas minhas maos....realmente apareceram um dia apos ter ido em uma festa e preparado caipirinhas.....felizmente as manchas estao sumindo pouco a pouco....Agradeço a explicação....

Anônimo disse...

aplicar enxofre na pele e expor ao sol, também pode causar manchas ?

Anônimo disse...

Eu estou com uma mancha em cada uma das mãos , e gostaria de saber se passar minancora ajuda a acelerar o processo de desaparecimento da mancha

Karoline disse...

Eu deixei cair limão na minha coxa e na minha mão na prais no maior solzão e agora que faz dois dias esta uma mancha enorme escura, vai sair mesmo com 3 a 8 semanas ? pq parece que é pra sempre... não tem nada pra acelerar pra clarear a mancha ?

Anônimo disse...

com que parece essas manchas?

Anônimo disse...

temperei uma salada com limão, no final do ano, fiquei desesperada quando vi manchas em uma das mãos. fui pesquisar e percebi que poderia passar hipoglós nas manchas, passava 2 x por dia, pela manhã e a noite. fiquei muito feliz com o resultado em 30 dias elas sumiram.

Unknown disse...

Apareceu uma mancha na minha barriga e depois outra na minha canela. So pq a da barriga nao esta mais escura nao ta ficando normal. Qual medida posso tomar para q suma mais rapidamente

Unknown disse...

Apareceu uma mancha na minha barriga e depois outra na minha canela. So pq a da barriga nao esta mais escura nao ta ficando normal. Qual medida posso tomar para q suma mais rapidamente